Sabemos que no velho testamento mulheres e crianças não eram contados como cidadãos, isso só acontecia com meninos ao atingirem idade de guerra, aprendemos também que, para assentar-se e reinar sobre o trono de Davi era necessariamente que fizesse parte da linhagem dele, levando tudo isso em consideração faço agora algumas perguntas interessantes.
Jesus foi e é o último Rei a assentar e reinar sobre o trono de Davi, sendo assim Ele herdou o trono da parte de quem, José seu pai, ou Maria sua mãe?
E quem foi mais importante no nascimento de Jesus para o cumprimento da promessa de Deus?
Certamente ouviremos quase que unânime a resposta que foi José, porém digo que não é verdade, confiramos, pois, agora, na palavra de Deus o que Ele nos ensina a respeito.
Analisando a genealogia de Cristo descrita no evangelho de Mateus 1.1-16 vemos que o autor inicia a mesma de Abraão e finda em Cristo, chamo a atenção para a parte que se passa por Davi para Salomão e também a de Josias para Jeconias ou Jeoaquim, comparando então com o evangelho de Lucas 3.23-38 veremos então uma contradição, certo? Nada disso, vejamos.
Muitas pessoas respondem que é da parte de José porque acham que apenas ele é da linhagem de Davi e quando um ou outros dizem que é Maria por causa de sua santidade, em primeiro lugar, se considerar isso, digo que, naquela época havia muitas Marias, mas, havia algo muito mais importante que analisaremos agora.
Em Jeremias 22.11,13,18,24-30 fala da maldição que Deus lançou sobre a casa de Jeconias para que nenhum de sua geração reinasse mais em Judá, bom essa é a descendência de José, concluindo, vimos que, a genealogia de José termina assim: Jacó gerou a José que de Maria nasceu Jesus O Cristo. Já em Lucas inicia de Jesus e vai até Deus, o que aprendemos aqui, vejamos, Jesus filho de José e José de Eli, por que de Eli, ele não é filho de Jacó? (oba!), na cultura hebraica ainda nos dias de hoje resa o seguinte, que ao casar-se com a filha de alguém, o homem por lei passa a ser filho de seu sogro, resumindo um pouco vemos então que trata-se da genealogia de Maria, o que mais temos para comprovar esta tese, em Mateus vimos que Davi gerou a Salomão e nesta diz que, Natã filho de Davi, bom, com isso concluímos realmente que não foi a santidade de Maria o motivo de sua escolha para Gerar Cristo e sim o fato dela ser descendente de Davi.
E o que mais tem de importante nela a citar, vejamos, a genealogia de Maria segue-se até Deus em Gênesis, onde podemos analisar uma promessa de Deus contra Satanás, em Gênesis 3.15.
Desta forma confirmamos que Jesus é Rei herdeiro do trono de Davi da parte de Maria, e que, segundo a promessa de Deus de que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente e esta lhe feriria o calcanhar a faz mais importante para o Seu nascimento.